sábado, 30 de maio de 2009

PENTECOSTES !



A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE NOSSA SENHORA E OS APÓSTOLOS, REUNIDOS NO CENÁCULO

Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então uma espécie de línguas de fogo, que se espalharam e foram poisar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
(Act 2, 1-4)

Cinquenta dias após a ressurreição de Jesus, quando estava a chegar a seu termo o Pentecostes, festa com que o antigo Povo de Deus celebrava o dom da lei e da aliança, o Espírito Santo irrompe sobre os Apóstolos, transformando-os, radicalmente. Toda a comunidade cristã fica investida do poder do Espírito, mandado pelo Pai, para garantir a continuidade da missão do Filho.

Nesse momento, o novo Povo de Deus, a Igreja fundada sobre os Apóstolos e marcada com o selo do Espírito, iniciava a sua arrancada, empreendia a sua aventura missionária. É o primeiro dia da Igreja!

A força viva que põe em movimento a primitiva comunidade cristã é o Espírito Santo. «Sopro de Deus», é Ele que comunica à Igreja a vida íntima de Deus, para que, por ela, se difunda sobre a humanidade. Laço de amor entre o Pai e o Filho é Ele que, sem destruir a diversidade, dá unidade ao Corpo Místico de modo que, desde o início, a Igreja aparece como sinal e instrumento de unidade, entre povos separados pelas mais diversas línguas.

«Ele é o Espírito da vida, ou a fonte de água, que jorra para a vida eterna; por quem o Pai vivifica os homens mortos pelo pecado, até que ressuscitem em Cristo os seus corpos mortais. O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis, como num templo, e dentro deles ora e dá testemunho da adopção de filhos.(cf.. Lumen Gentium, nº 4)

“Sem o Espírito Santo, Deus fica longe; Cristo permanece no passado; o Evangelho é letra morta; a Igreja é uma simples organização; a autoridade é um poder; a missão é propaganda; o culto, uma velharia; e o agir moral, é um agir de escravos. Mas, no Espírito, o cosmos é enobrecido pela geração do Reino; Cristo ressuscitado torna-Se presente; o Evangelho faz-se poder e vida; a Igreja realiza a comunhão trinitária; a autoridade transforma-se em serviço; a liturgia é memorial e antecipação; o agir humano é deificado!” (Atenágoras)

Procuremos viver na presença do Espírito, pois é através d’Ele, que comunicamos com o Pai.

Sem comentários: