sábado, 9 de maio de 2009

Foi há 92 anos...!



TERÇO DE FÁTIMA

1° MISTÉRIO

— O primeiro pensamento que nos vem ao rezarmos este terço de Fátima, é que foi exactamente aí que Nossa Senhora pediu para que rezássemos o terço cada dia. Grande valor deve ter o terço para que Nossa Senhora, em todas as suas aparições, pedisse para rezarmos o terço. A Mâe sabe o valor desta oração e o seu poder junto de Deus e por isso insistiu tanto que o rezássemos cada dia. Por vezes é difícil, é cansativo, é doloroso... outras vezes, estamos distraídos e rezamo-lo sem gosto ou com rotina, mas nunca deixemos esta oração do terço, tão querida a Nossa Senhora e tão importante para nós e para o mundo.

2° MISTÉRIO

— Em Fátima, Nossa Senhora, que trazia a mensagem do Céu, disse-nos a grande intenção do nosso terço, da nossa oração e penitência: a conversão dos pecadores, a salvação do mundo. É este o desejo da Senhora, foi este o empenho dos pastorinhos: rezar e oferecer-se pelos pecadores, pedir a salvação dos homens, sacrificar-se para que não vão pessoas para o inferno, rezar para que os transviados se convertam, instaurar o Reino de Deus na vida e no coração dos homens. Vão ser essas as nossas intenções neste mistério.

3° MISTÉRIO

— Fátima está profundamente ligada à Igreja e ao Papa. De algum modo, a mensagem da Senhora foi eclesial. Os pastorinhos, rudes e sem cultura, começaram a amar a Igreja, a rezar muito pelo Papa. A Jacinta dizia muitas vezes: <>, e oferecia, por ele, orações e sacrifícios. Por outro lado, podemos dizer que toda a Igreja vem a Fátima rezar e implorar bênçãos. Vieram já dois pa­pas, talvez a maioria dos bispos tenha passado por lá, vieram cristãos de quase todos os países do mundo. Fátima é o altar do mundo. Rezemos pela Igreja e pelo Papa.

4° MISTÉRIO

— Em Fátima, além das aparições da Senhora, também veio do Céu um Anjo preparar os pastori­nhos, fazendo-os centrar a vida, o pensamento e o coração na Eucaristia. Fátima é apelo a vida eucarística, à comunhão dos primeiros sábados, a adoração a Jesus Eucaristia. O Francisco passava horas adorando Jesus no sacrário da sua igreja paroquial. Foi o que aprendeu com o Anjo que Ihes apresentou o cálice e a Sagrada Hóstia e se prostrou, adorando e rezando. Precisamos de rezar mais a Jesus Eucaristia, de O louvar, adorar, reparar. Precisamos de aprender com o Anjo e com os pastorinhos a ser mais apóstolos da Eucaristia, verdadeiras <>.

5° MISTÉRIO

— Cada ano, passam em Fátima milhões de peregrinos vindos do mundo inteiro. Aí se rezam, ao longo do ano, milhões de terços. E em Fátima, como lugar sagrado, faz-se muita penitência. Parece que o povo simples entende melhor a mensagem e lá anda fazendo penitências, caminhando a pé longas e dolorosas peregrinações, sacrificando-se, dormindo mal, com peregrinações duras, incómodas, penitentes. Bendito seja Deus pelo que se reza em Fátima e pela muita penitência que aí se faz. Quando lá formos, sejamos verdadeiros peregrinos, orantes e penitentes, e não turistas que passam para ver. E tentemos purificar a nossa devoção de tanta coisa menos certa, equilibrada, menos digna, dotando-a de verdadeira e sólida religião e piedade.
Fonte: P.Dario Pedroso

Sem comentários: