domingo, 10 de fevereiro de 2008

150º ANIVERSÁRIO DAS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA EM LOURDES, França


Cerca de 70 mil peregrinos estão já em Lourdes, onde esta Segunda-feira se assinalam os 150 anos das aparições marianas a Bernadette Soubirous. Segundo dados divulgados pelo santuário francês, só os peregrinos italianos seriam cerca de 15 mil.

As celebrações destes dias foram lembradas pelo Papa, no Vaticano, durante a recitação do Angelus dominical: “A mensagem que Nossa Senhora continua a difundir em Lourdes recorda as palavras que Jesus proferiu precisamente no início da sua vida pública e que nós ouvimos várias vezes nestes dias de Quaresma: ‘convertei-vos e acreditai no Evangelho, rezai e fazei penitencia”.

Como Bento XVI recordou, as aparições de Nossa Senhora na gruta de Massabielle aconteceram quatro anos depois da proclamação do dogma da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX. Seguiram-se outras a Bernardette Soubirous, acompanhadas por acontecimentos extraordinários e, finalmente, Maria despediu-se revelando à jovem vidente, na língua local: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Um dos pontos altos das comemorações deste 150.º aniversário será a visita a Lourdes do próprio Bento XVI, prevista para o próximo Outono, mas ainda sem data definida.

Este Domingo, numa celebração transmitida para vários países da Europa, incluindo Portugal, o Bispo de Tarbes e Lourdes, D. Jacques Perrier, lembrou a “promessa que não falha” deixada por Maria neste local. Concelebraram 800 padres e 29 outros Bispos.

O Bispo local lembrou que, das 18 aparições, quase metade (oito) aconteceram durante o tempo da Quaresma, frisando que tal não era “uma coincidência”, mas sinal de que este é “o tempo favorável para o aprofundamento da fé”.

“No mundo actual, que só vive no presente e não gosta muito do esforço, quem pode ouvir a promessa de Maria? As aparições de Lourdes e a Quaresma colocam-nos a mesma questão, a da esperança à qual o nosso Papa consagrou a sua segunda encíclica”, disse D. Perrier.

“Onde colocamos a nossa esperança? A que estamos prontos para entrar na grande esperança”, perguntou, antes de concluir com um convite a “entrar na verdade das aparições”.
Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: