sábado, 13 de junho de 2009

PEREGRINAÇÃO ANIVERSÁRIA DE 13 DE JUNHO


DESVALORIZAÇÃO DO HOMEM LEVA AO ALHEAMENTO DOS VALORES ABSOLUTOS


D. João Lavrador presidiu à Peregrinação Internacional Aniversária de Junho no Santuário de Fátima
D. João Lavrador lamenta que a desvalorização do homem que está "à mercê de todas as tendências de opinião". O Bispo auxiliar do Porto criticou os "tempos de angustiosa busca da verdade" que deram origem ao "alheamento perante os valores absolutos" e à "indiferença perante Deus".
"Cedo se passa para um relativismo moral e para uma instrumentalização da pessoa humana", advertiu o Bispo na celebração eucaristia desta Sábado, 13 de Junho, na Peregrinação Internacional Aniversária de Junho no Santuário de Fátima.
A presidir às celebrações, D. João Lavrador apontou consequências para a crise de valores que "caracteriza a situação social actual, que infelizmente afecta tantos dos nossos contemporâneos". A escassez alimentar, os problemas financeiros, "antigas e novas pobrezas, preocupantes alterações climáticas, a violências e miséria, o terrorismo sempre ameaçador", exemplificou.
Segundo o Bispo, compete à Igreja, "no cumprimento da sua missão", "perscrutar os sinais dos tempos" e "interpretá-los à luz do Evangelho".
Perante uma "idade nova da história do género humano", caracterizada por "mudanças profundas e rápidas", a que D. João Lavrador chama de "metamorfose social e cultural, com efeitos profundos na vida religiosa" cabe à Igreja e a "todos os seus membros testemunhar a verdade e servir a verdade do homem".
Segundo informação do Santuário de Fátima, concelebraram, com D.João Lavrador, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, D. Óscar, arcebispo emérito do Vaticano, e 90 sacerdotes. Comungaram 10.000 peregrinos.
Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: