Cada autocarro levada um guia que ajudou os peregrinos a darem um sentido a este dia diferente, orientando os momentos de oração e tudo o que era necessário no sentido logístico.
Aliás, os Missionários da Consolata são como que "parte" da paróquia também, fazendo parte da nossa família, pelos serviços importantes que aqui prestam e pela amizade entre a paróquia e o Instituto Missionário da Consolata, desde sempre.
Chegados ao Calvário Húngaro, o pároco deixou uma palavra final e a benção de Deus a todos os que puderam fazer esse belo exercício.
Após este momento, era hora de retemperar forças e assim houve lugar ao almoço, onde cada um escolheu a sua forma de o fazer - ora em piquenique à sombra das árvores, junto ao Seminário da Consolata ora em restaurante...
Pelas 14h partiu-se em direcção à Capela da Morte de Jesus, na cripta da Igreja da Santíssima Trindade, onde se viveu o momento mais alto - a EUCARISTIA. Foi um belo momento, onde se destaca a participação de muitos, quase todos... E os peregrinos eram cerca de 500. O padre Peixoto na homilia foi interrogando e desafiando os jovens da profissão de fé para se deixarem seduzir por Jesus Cristo e citando o Evangelho, serem capazes de "passar para o outro lado da margem" isto é aceitarem viver como discípulos de Jesus Cristo, comprometidos em Igreja. A todos desafiou a não se deixarem adormecerem, desistalando-se das suas certezas e "vidinhas". Recordou que muitas vezes culpabilizamos Deus, afirmando que Ele "dorme", quando na verdade isso acontece é connosco. Dormimos e assim deixamos Deus adormecer na nossa vida, porque nos afastamos Dele, perdidos no nosso sono. O mesmo se passa com a Mãe do Céu. Lembrou ainda que a nossa presença em Fátima era o culminar da grande manifestação de carinho a Nossa Senhora de Fátima na noite de 12 de Maio na cidade de Ermesinde.
E assim num dia de intenso calor + de 30 graus ao sol, a comunidade de Ermesinde, viveu, de uma forma muito alegre e de prece sentida o amor à Mãe de Deus que a todos conduz até Jesus Cristo, Salvador da humanidade.
Todos estamos de parabéns pelo belo dia que vivemos em Fátima, altar do mundo! O pároco sentiu a comunidade que lhe está confiada, feliz e em comunhão. Que Nossa Senhora, no Seu Imaculado Coração, a todos guarde e ampare nas dificuldades da vida quotidiana.
Trazer Fátima connosco é mesmo o grande desafio que nos é proposto pelo santuário se vivermos o espírito das Bem-Aventuranças do Reino de Jesus Cristo - este ano convidados à pureza de coração, afim de vermos Deus, presente na história dos homens que ama.
Sem comentários:
Enviar um comentário