domingo, 21 de junho de 2009

20 de Junho de 2009, PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA

Em 20 de Junho, em pleno mês do Coração de Jesus, no dia em que o calendário litúrgico nos apresenta a memória do Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, a paróquia de S. Lourenço de Ermesinde, rumou até ao Santuário de Fátima, em peregrinação.
Assim pelas 7h da manhã, já com um tempo bem quente a essa hora, 9 autocarros, cheios de paroquianos (cerca de 500) abalaram junto à Escola Secundária de Ermesinde e fizeram-se à estrada ao encontro de Maria e do Seu Imaculado Coração.
Cada autocarro levada um guia que ajudou os peregrinos a darem um sentido a este dia diferente, orientando os momentos de oração e tudo o que era necessário no sentido logístico.
Após uma paragem para um café ou uma outra necessidade numa estação de serviço na A1, os autocarros foram chegando um após o outro a Fátima, onde ficaram estacionados no parque do Instituto Missionário da Consolata, a quem desde já se presta o nosso agradecimento.

Aliás, os Missionários da Consolata são como que "parte" da paróquia também, fazendo parte da nossa família, pelos serviços importantes que aqui prestam e pela amizade entre a paróquia e o Instituto Missionário da Consolata, desde sempre.
E aí pelas 10h 50m, sob a presidência do pároco - Padre João Peixoto, iniciaram-se os trabalhos com o exercício da Via-Sacra nos Valinhos, programa para os mais velhos, já que as crianças da profissão de fé, que seguiram num autocarro próprio (nº 1), tinham um programa algo específico.
E assim se fez durante cerca de 1h 30m o percurso da Via Sacra, debaixo de um calor bem forte mas que não desmobilizou quem caminhava e rezava, meditando no Caminho do Amor, assumido por Jesus Cristo. Com diferentes tarefas, desde o levar as colunas de som, até ao canto, todos, reunidos em torno do pastor caminharam como parte do Povo de Deus, que o faz tendo o Senhor por Caminho, como Pastor que conduz...
Chegados ao Calvário Húngaro, o pároco deixou uma palavra final e a benção de Deus a todos os que puderam fazer esse belo exercício.

Após este momento, era hora de retemperar forças e assim houve lugar ao almoço, onde cada um escolheu a sua forma de o fazer - ora em piquenique à sombra das árvores, junto ao Seminário da Consolata ora em restaurante...

Pelas 14h partiu-se em direcção à Capela da Morte de Jesus, na cripta da Igreja da Santíssima Trindade, onde se viveu o momento mais alto - a EUCARISTIA. Foi um belo momento, onde se destaca a participação de muitos, quase todos... E os peregrinos eram cerca de 500. O padre Peixoto na homilia foi interrogando e desafiando os jovens da profissão de fé para se deixarem seduzir por Jesus Cristo e citando o Evangelho, serem capazes de "passar para o outro lado da margem" isto é aceitarem viver como discípulos de Jesus Cristo, comprometidos em Igreja. A todos desafiou a não se deixarem adormecerem, desistalando-se das suas certezas e "vidinhas". Recordou que muitas vezes culpabilizamos Deus, afirmando que Ele "dorme", quando na verdade isso acontece é connosco. Dormimos e assim deixamos Deus adormecer na nossa vida, porque nos afastamos Dele, perdidos no nosso sono. O mesmo se passa com a Mãe do Céu. Lembrou ainda que a nossa presença em Fátima era o culminar da grande manifestação de carinho a Nossa Senhora de Fátima na noite de 12 de Maio na cidade de Ermesinde.

No final da Eucaristia o padre João Peixoto convidou todos os presentes a consagrarem ao Coração Imaculado de Nossa Senhora a comunidade de Ermesinde.
Nesta bela celebração - momento central de toda a peregrinação - foi importante o serviço prestado pelos acólitos, pelos leitores (um deles, o João, uma criança), pelo grupo coral e o seu regente o Vítor bem como o organista o Jorge.
Após a Eucaristia, seguiu-se um momento de descontracção para os mais velhos e a Via Sacra para as crianças da profissão de fé e assim aconteceu.
Pelas 17h 30m os autocarros foram saindo do Santuário com um adeus sentido à Virgem, na certeza que Ela continua bem no nosso coração e vida, aqui na nossa paróquia e na nossa cidade, onde a devoção à Mãe de Deus é uma realidade.


E assim num dia de intenso calor + de 30 graus ao sol, a comunidade de Ermesinde, viveu, de uma forma muito alegre e de prece sentida o amor à Mãe de Deus que a todos conduz até Jesus Cristo, Salvador da humanidade.

Todos estamos de parabéns pelo belo dia que vivemos em Fátima, altar do mundo! O pároco sentiu a comunidade que lhe está confiada, feliz e em comunhão. Que Nossa Senhora, no Seu Imaculado Coração, a todos guarde e ampare nas dificuldades da vida quotidiana.

Trazer Fátima connosco é mesmo o grande desafio que nos é proposto pelo santuário se vivermos o espírito das Bem-Aventuranças do Reino de Jesus Cristo - este ano convidados à pureza de coração, afim de vermos Deus, presente na história dos homens que ama.


Sem comentários: