quarta-feira, 14 de maio de 2008

12 de Maio, uma ESTRELA brilhou no céu de Ermesinde....

Dia 12 de Maio (véspera da festa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima), foi uma segunda-feira diferente na cidade de Ermesinde.
Em comunhão com os milhares presentes em Fátima, e em tantos outros lugares de Portugal e do mundo, foi uma noite de luz, oração e canto.
Foi uma noite de luz intensa, onde uma ESTRELA brilhou mais que o sol, como há 91 anos na Cova da Iria – Nossa Senhora.
De nove lugares da cidade, saíram outras tantas procissões de velas, com a imagem de Nossa Senhora, em belos tronos de flores, feitos com uma profunda devoção e amor à Mãe do Céu.
Cada imagem da Senhora era acompanhada de uma mole imensa de homens, mulheres e crianças, de terço e vela acesa nas mãos, acompanhando a imagem Mãe que a todos ama e protege, com a prece e o canto no coração e nos lábios.
E cada procissão fazia o seu percurso passando pelas ruas da cidade de Ermesinde, em muitas das quais belos tapetes de flores, feitos com imenso carinho, lhe eram oferecidos. Em janelas, varandas, muros e em outros sítios, velas acesas, assinalavam a passagem da ESTRELA da noite.
Colchas nas janelas e varandas, árvores e postes de iluminação com belas decorações de flores e apelos à Mãe.
Tudo a dizer: “Salvé, ó cheia de graça…”.
À mesma hora da saída das procissões, no largo da igreja matriz, rezava-se e cantava-se em honra e louvor da Virgem. Os mistérios da alegria eram meditados com fervor e o canto nos lábios de todos.
Aguardava-se com ansiedade a chegada das procissões e de cada vez que uma das procissões chegava Ela, a Rainha do Céu e da terra era aclamada com o canto e os corações enchiam-se de júbilo e emoção, que ia, em muitos casos até às lágrimas.
Foi uma noite inesquecível de devoção e louvor em honra da Mãe de Deus e Mãe nossa.
A mensagem que emana de Fátima há 91 anos, de esperança para a humanidade mas ao mesmo tempo de exigência de conversão, oração e penitência, está bem viva no coração e na inteligência dos que vivem na nossa cidade.
Consagrada a comunidade humana de Ermesinde ao Coração Imaculado de Maria, chegou a hora do adeus…
Que emoção, lenços brancos ao alto, saudando a ESTRELA da noite e o sempre emocionante cântico: “…de vós me aparto ó Virgem…”.
A ESTRELA da noite, Nossa Senhora, causa da nossa alegria, não sai da nossa vida nem nós o queremos.
Precisamos todos da sua protecção, do seu conselho, da sua alegria, do seu exemplo de fidelidade a Deus.
Que Maria rogue a Deus por nós pecadores, nos proteja e ampare.


















Fotos: Abílio Cardoso





Sem comentários: