quarta-feira, 31 de julho de 2013

36ª PEREGRINAÇÃO NACIONAL... (relato em imagens !)












Obrigado ao Acácio pelas fotos !

PEREGRINAÇÃO NACIONAL... (o relato de uma Mensageira...) !

36ª Peregrinação Nacional do MMF da Mensagem de Fátima
20 e 21 de Julho
MMF de Ermesinde
Ó Virgem do Rosário, da Fátima Senhora!...
Maria! Senhora! Mãe!
É o que nos faz partir…
Fátima espera-nos. O MMF de Ermesinde dá início à sua habitual peregrinação, imbuídos do espírito de Amor à Mãe de Jesus e nossa Mãe.
Senti-La dia após dia, traz-nos a vontade implícita de A visitar no Seu Santuário da Cova da Iria.
Ser Mensageiro é viver em grupo e responder aos apelos da Senhora da Mensagem.
O Santuário é um lugar santo onde Deus se manifestou por intercessão de Nossa Senhora.
É um lugar onde ainda Deus fala sempre: no silêncio, na paz… e como Ele se ouve e sente!
Aí Ele nos lembra que há Santuários de sofrimento e esperança; de tristeza e alegria; de desespero e de projetos; de solidão, dos desempregados, da fome e dos sem teto…por esses hospitais, prisões, lares de idosos, albergues…
Só tem sentido peregrinar se ficarmos tocados por esse apelo de Jesus e cremos que a Mãe desta Igreja Peregrina vai ajudar-nos, em cada momento da nossa vida.
A dinâmica da peregrinação, nas suas variadas etapas, foi delineada para que o grupo realize um itinerário essencial de Fé.
20 de Julho
14:30h—Cumpre-se o programa estabelecido com a acolhimento no Centro Pastoral Paulo Vl para a Assembleia Nacional dos Mensageiros de Fátima, onde estavam representadas várias paróquias que iam respondendo à chamada do Presidente Nacional, com alegria e entusiasmo. Salientou ele o compromisso, o querer comprometer-se e assumir: a esperança cristã, formação espiritual, apostolado, oração, peregrinação de doentes, jovens…
Seguiu-se uma representação/bailado como momento de reflexão subordinada ao tema: «O percurso de Maria», muito bem concebido, tendo recebido imensos aplausos.
Tomaria então a palavra o R. Padre Antunes - Assistente Nacional do MMF da Mensagem de Fátima. Falou na missão do MMF, na Nova Evangelização, nos Apóstolos: «Ide…» em Jerusalém, o Centro…A missão levada a cabo pelos pastorinhos: testemunharam não com o EU mas …com humildade e simplicidade. Citou Bento XVI- «crise de fé e de moral» e também o Papa Francisco: «A Mensagem é atual». Lembrou ainda as Jornadas Mundiais de Juventude no Brasil: «que tragam de lá mais dinamismo e entusiasmo»
Seguiu-se o desfile com os estandartes de cada MMF para a Capelinha das Aparições, onde R. Bispo de Leiria e Fátima D. António Marto, iria fazer a Saudação aos mensageiros ali presentes em número elevado.
Sendo o tema pastoral «Não tenhais medo», o Rev.Bispo lembrou o significado desta frase através da História da Salvação, desde A Anunciação, e  em vários momentos até à Última Ceia. Dirigiu palavras de incentivo, que tocaram fundo em cada um e deu-nos a bênção de Deus.
21h
Os sinos convidavam! Todos convergiam à Capelinha das Aparições para a Oração do Terço do Rosário e a Procissão de velas. Foram meditados os Mistérios Gozosos num recinto em grande silêncio e paz numa noite serena, iluminada pelas luzinhas das velas que cada um segurava com fervor. É um momento alto da noite, emotivo e tocante!
 Em cada rosto um olhar sereno na hora da despedida do recinto.
Pela noite, no entanto, várias celebrações aconteceram ali no Altar do Mundo!
Às 23h o Rev. Bispo de Aveiro celebrou a Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade.
Às 00:00h
Concentração na Cruz Alta para a Via Sacra—momento rico de enorme significado!
Toda a noite se ora em Fátima! Recebe-se sem dúvida uma grande riqueza espiritual!
21 de Julho
Dobram os sinos alegremente a anunciar!
10h— Oração do Terço do Rosário
11h— Missa da Peregrinação presidida pelo Rev. D. Virgílio Antunes.
           Tema Pastoral - «Não tenhais medo»
Da Capelinha das Aparições sai o andor de Nossa Senhora, ladeado de numerosos estandartes que os mensageiros seguram, em procissão até ao Altar do Recinto. Ali vai também o que representa o MMF de Ermesinde erguido por três jovens mensageiros.
Momento de sentido profundo, para a surpresa que duas dessas peregrinas acabam de viver. Segundo o seu testemunho, nunca pensaram estar ali tão perto da Mãe no Altar! E é aqui, neste lugar sagrado e nesse preciso momento, que se sentem tocadas! A graça do Espírito Santo actuou nelas como um fogo que limpa e purifica.
No final, os sentimentos contidos afloraram fortemente! Comovidas, sem palavras, uniram-se num abraço banhado de lágrimas de emoção e alegria!
Foram «Reflexos de Luz do Deus da Fé» segundo Sto Agostinho.
«foi um enriquecimento pessoal; Deus veio ter comigo; foi o encontro com Deus através de Nossa Senhora; sinto- me outra»… terei que vir brevemente… é Ele que me chama…foram alguns dos testemunhos que cada uma fez questão de partilhar na oração de agradecimento no final da refeição de despedida.
É sempre penosa a hora da partida! É um lugar com uma dimensão que nos transcende! Maria vai connosco! Levamos a sua graça! Cada um colheu os seus frutos desta peregrinação!  Voltaremos sempre! Fátima espera-nos sempre!

Para que seja viável porém, contaremos sempre com a colaboração e organização preciosas do Carlos Santos, Maria de Lurdes, Aurora, Aida e Adelina.
Olinda Morais (Secretária do MMF de Ermesinde)