No calendário das celebrações do Movimento da Mensagem de Fátima da Paróquia de Ermesinde, tem notório destaque a Peregrinação Nacional, não só pelo seu notável relevo, mas pelo impacto que causa nos mensageiros que aderem com ânimo e alegria.
Requer uma preparação atempada, bem estudada e programada, ao mínimo pormenor, tarefa desempenhada pela Maria de Lurdes de cuja competência já deu sobejas provas.
O apoio das mensageiras Aurora, Ana e a Adelina é sempre precioso.
No dia aprazado, 14 e 15 de Julho, com tudo bem organizado, todos se congregam para seguir os caminhos de Fátima.
Cumprimentos de regozijo animam o reencontro, pois quase todos partilham estes momentos há vários anos. É uma família unida pelos laços fraternos que nos une a Jesus por Maria.
À última hora, lamentavelmente, ficámos privados da presença sempre preciosa do Presidente do Movimento, Carlos Santos. Não o esquecemos, e à sua família, nas nossas orações.
A Maria de Lurdes, como sempre, atende, conforta e ajuda, cuidando de todos.
Já instalados para seguir, é o momento da oração da manhã, que abre o diálogo com Jesus e Sua Mãe. Ora-se, reflecte-se…canta-se.
Mais tarde, antes da chegada, foi rezado e meditado o terço.
Foi evocada a memória da nossa querida Elisabete que Deus tem em Si, e que tanto deu e se deu ao Movimento da Mensagem de Fátima com a inesquecível Irmã Consolação que ainda está entre nós.
A partir daqui, cumpre-se o programa predefinido que a todos foi distribuído pela Lurdes e do qual se deu notícia.
O convívio salutar entre todos estreita e fortalece os laços que nos unem.
É a Peregrinação em toda a sua plenitude: todos por um, um por todos, todos com Cristo por Maria.
É sempre difícil deixar este lugar sagrado!
Sentimos sempre mais apelo por Fátima, mesmo na hora de partir. Penoso é deixá-lo! Forçoso é ir embora! Voltaremos sempre! Sempre! Queremos sempre receber o fogo do AMOR de DEUS e da VIRGEM!
Olinda Morais
MMF de Ermesinde