segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PEREGRINAÇÃO ANUAL DO MOVIMENTO DA MENSAGEM DE FÁTIMA !

Pelas 7h 30m reúnem-se junto à Igreja Matriz, os mensageiros de Fátima imbuídos do espírito peregrino a caminho do Altar do Mundo.
Partem com a ansiedade de rever os locais onde a Mãe proferiu a sua mensagem aos pequenos pastorinhos, e onde cada um procura um bálsamo para a alma.
As orações da manhã marcam o início da caminhada.O terço foi rezado antes de chegada.Estava assim lançada a preparação espiritual para uma vivência plena.
A peregrinação é a celebração da própria fé.Somos todos convidados à escuta da Palavra de Deus e à celebração sacramental. O retorno é sem dúvida gratificante.
No Centro Pastoral Paulo VI sente se a apoteose da Mensagem com todos os grupos oriundos de todos os pontos do País, manifestando a sua alegria quando é proferido o nome da sua origem.O sector juvenil vibra, ecoando por aquele enorme espaço repleto de mensageiros.
O lema da Mensagem «Santificados em Cristo» serviu de resposta a esse apelo aos grupos.
-Abriu a sessão o Presidente do MMF, Padre Fragoso, com palavras de boas vindas e de incentivo pelas causas do movimento.
-Seguiu-se a projecção de um vídeo intitulado-SER SANTO.
Deus a Moisés,Gn-1,26-31
Criou para nós um Mundo belo e bonito. Criou-nos Homem e Mulher.À sua imagem e semelhança criou-nos livres...e quer a nossa felicidade. Maria de Nazaré aceita esta aliança de Amor! Jesus é a imagem visível de Deus.
19 de Agosto de 1817- Centenário das Aparições.
Aparecem então no palco jovens que personificam os pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta e é recreado o momento desta histórica Aparição de Nossa Senhora.
No final, foi formado pelo palco,um Rosário humano muito bem conseguido.
Muitos aplausos pela vasta Assembleia aos jovens de Braga.
O Senhor Reitor encerrou a sessão salientando e desenvolvendo: a Santidade,Unidade, Renovação. Temas para nos levar a reflectir. Lembrou também que a Imagem Peregrina irá pelas dioceses até 19 de Agosto de 2017.
Seguiu-se o cortejo com os estandartes para a Capelinha das Aparições.
Cumpriu-se o Programa espiritual planeado e no Domingo já com saudades demos inicio ao regresso entoando o «Adeus à Virgem». Como testemunho vivo das graças recebidas, uma jovem expressou o seu sentir de modo emocionado.
Bem haja à Mãe pelas graças recebidas.

18 de Julho de 2015
Olinda Morais
Secretária do MMF  da Paróquia de S. Lourenço de Ermesinde