sábado, 27 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO !

O REI DA CRUZ, LIBERTOU-NOS !
Com a Solenidade de hoje chega ao fim mais um ano litúrgico. Desde o Advento de 2009, de Domingo em Domingo, escutamos, reflectimos e orientamos pela Palavra de Deus os nossos passos de peregrinos. E agora fazemos a recapitulação final de tudo em Cristo e “revemos” todo o percurso a partir da meta derradeira, no alto da Cruz Redentora.

E celebramos hoje a realeza de Cristo, “imagem de Deus invisível” e “o Primogénito de toda a criatura”. “Por Ele e para Ele tudo foi criado”.“Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu corpo”. O Seu reinado sobre o novo Israel de Deus, que é a Igreja, e sobre todo o universo tem na Cruz o trono glorioso. O seu método de reinar é deixar-Se matar, em vez de matar os Seus inimigos. A finalidade é dar a vida e a felicidade a todos, sem acepção de pessoas. E morre salvando –“hoje estarás comigo no Paraíso” –. É este o fim que nos espera, um fim cheio de esperança neste “hoje” de Cristo para todos.

As trevas que cobriram toda a terra durante três horas anunciam o novo Sol, iniciando o reinado definitivo do Rei dos Judeus.

Jesus reina pela Cruz e na Cruz é o Rei. Tenhamos nós olhos para o reconhecer. Ele garante a todos os que aderem ao Seu Reino: “No mundo tereis aflições; mas tende confiança! Eu venci o Mundo. Digo-vos isto, para terdes paz em Mim” (cf. Jo 16,33).
Fonte: Boletim Igreja Viva (Paróquia de S. Lourenço de Ermesinde)