domingo, 21 de junho de 2009

20 de Junho de 2009, PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA

Em 20 de Junho, em pleno mês do Coração de Jesus, no dia em que o calendário litúrgico nos apresenta a memória do Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, a paróquia de S. Lourenço de Ermesinde, rumou até ao Santuário de Fátima, em peregrinação.
Assim pelas 7h da manhã, já com um tempo bem quente a essa hora, 9 autocarros, cheios de paroquianos (cerca de 500) abalaram junto à Escola Secundária de Ermesinde e fizeram-se à estrada ao encontro de Maria e do Seu Imaculado Coração.
Cada autocarro levada um guia que ajudou os peregrinos a darem um sentido a este dia diferente, orientando os momentos de oração e tudo o que era necessário no sentido logístico.
Após uma paragem para um café ou uma outra necessidade numa estação de serviço na A1, os autocarros foram chegando um após o outro a Fátima, onde ficaram estacionados no parque do Instituto Missionário da Consolata, a quem desde já se presta o nosso agradecimento.

Aliás, os Missionários da Consolata são como que "parte" da paróquia também, fazendo parte da nossa família, pelos serviços importantes que aqui prestam e pela amizade entre a paróquia e o Instituto Missionário da Consolata, desde sempre.
E aí pelas 10h 50m, sob a presidência do pároco - Padre João Peixoto, iniciaram-se os trabalhos com o exercício da Via-Sacra nos Valinhos, programa para os mais velhos, já que as crianças da profissão de fé, que seguiram num autocarro próprio (nº 1), tinham um programa algo específico.
E assim se fez durante cerca de 1h 30m o percurso da Via Sacra, debaixo de um calor bem forte mas que não desmobilizou quem caminhava e rezava, meditando no Caminho do Amor, assumido por Jesus Cristo. Com diferentes tarefas, desde o levar as colunas de som, até ao canto, todos, reunidos em torno do pastor caminharam como parte do Povo de Deus, que o faz tendo o Senhor por Caminho, como Pastor que conduz...
Chegados ao Calvário Húngaro, o pároco deixou uma palavra final e a benção de Deus a todos os que puderam fazer esse belo exercício.

Após este momento, era hora de retemperar forças e assim houve lugar ao almoço, onde cada um escolheu a sua forma de o fazer - ora em piquenique à sombra das árvores, junto ao Seminário da Consolata ora em restaurante...

Pelas 14h partiu-se em direcção à Capela da Morte de Jesus, na cripta da Igreja da Santíssima Trindade, onde se viveu o momento mais alto - a EUCARISTIA. Foi um belo momento, onde se destaca a participação de muitos, quase todos... E os peregrinos eram cerca de 500. O padre Peixoto na homilia foi interrogando e desafiando os jovens da profissão de fé para se deixarem seduzir por Jesus Cristo e citando o Evangelho, serem capazes de "passar para o outro lado da margem" isto é aceitarem viver como discípulos de Jesus Cristo, comprometidos em Igreja. A todos desafiou a não se deixarem adormecerem, desistalando-se das suas certezas e "vidinhas". Recordou que muitas vezes culpabilizamos Deus, afirmando que Ele "dorme", quando na verdade isso acontece é connosco. Dormimos e assim deixamos Deus adormecer na nossa vida, porque nos afastamos Dele, perdidos no nosso sono. O mesmo se passa com a Mãe do Céu. Lembrou ainda que a nossa presença em Fátima era o culminar da grande manifestação de carinho a Nossa Senhora de Fátima na noite de 12 de Maio na cidade de Ermesinde.

No final da Eucaristia o padre João Peixoto convidou todos os presentes a consagrarem ao Coração Imaculado de Nossa Senhora a comunidade de Ermesinde.
Nesta bela celebração - momento central de toda a peregrinação - foi importante o serviço prestado pelos acólitos, pelos leitores (um deles, o João, uma criança), pelo grupo coral e o seu regente o Vítor bem como o organista o Jorge.
Após a Eucaristia, seguiu-se um momento de descontracção para os mais velhos e a Via Sacra para as crianças da profissão de fé e assim aconteceu.
Pelas 17h 30m os autocarros foram saindo do Santuário com um adeus sentido à Virgem, na certeza que Ela continua bem no nosso coração e vida, aqui na nossa paróquia e na nossa cidade, onde a devoção à Mãe de Deus é uma realidade.


E assim num dia de intenso calor + de 30 graus ao sol, a comunidade de Ermesinde, viveu, de uma forma muito alegre e de prece sentida o amor à Mãe de Deus que a todos conduz até Jesus Cristo, Salvador da humanidade.

Todos estamos de parabéns pelo belo dia que vivemos em Fátima, altar do mundo! O pároco sentiu a comunidade que lhe está confiada, feliz e em comunhão. Que Nossa Senhora, no Seu Imaculado Coração, a todos guarde e ampare nas dificuldades da vida quotidiana.

Trazer Fátima connosco é mesmo o grande desafio que nos é proposto pelo santuário se vivermos o espírito das Bem-Aventuranças do Reino de Jesus Cristo - este ano convidados à pureza de coração, afim de vermos Deus, presente na história dos homens que ama.


sábado, 13 de junho de 2009

PEREGRINAÇÃO ANIVERSÁRIA DE 13 DE JUNHO


DESVALORIZAÇÃO DO HOMEM LEVA AO ALHEAMENTO DOS VALORES ABSOLUTOS


D. João Lavrador presidiu à Peregrinação Internacional Aniversária de Junho no Santuário de Fátima
D. João Lavrador lamenta que a desvalorização do homem que está "à mercê de todas as tendências de opinião". O Bispo auxiliar do Porto criticou os "tempos de angustiosa busca da verdade" que deram origem ao "alheamento perante os valores absolutos" e à "indiferença perante Deus".
"Cedo se passa para um relativismo moral e para uma instrumentalização da pessoa humana", advertiu o Bispo na celebração eucaristia desta Sábado, 13 de Junho, na Peregrinação Internacional Aniversária de Junho no Santuário de Fátima.
A presidir às celebrações, D. João Lavrador apontou consequências para a crise de valores que "caracteriza a situação social actual, que infelizmente afecta tantos dos nossos contemporâneos". A escassez alimentar, os problemas financeiros, "antigas e novas pobrezas, preocupantes alterações climáticas, a violências e miséria, o terrorismo sempre ameaçador", exemplificou.
Segundo o Bispo, compete à Igreja, "no cumprimento da sua missão", "perscrutar os sinais dos tempos" e "interpretá-los à luz do Evangelho".
Perante uma "idade nova da história do género humano", caracterizada por "mudanças profundas e rápidas", a que D. João Lavrador chama de "metamorfose social e cultural, com efeitos profundos na vida religiosa" cabe à Igreja e a "todos os seus membros testemunhar a verdade e servir a verdade do homem".
Segundo informação do Santuário de Fátima, concelebraram, com D.João Lavrador, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, D. Óscar, arcebispo emérito do Vaticano, e 90 sacerdotes. Comungaram 10.000 peregrinos.
Fonte: Agência Ecclesia

“DEUS QUER ESTABELECER, NO MUNDO, A DEVOÇÃO AO MEU IMACULADO CORAÇÃO"


No dia 13 de Junho de 1917, os videntes não estavam sós, mais de cinquenta pessoas haviam comparecido ao local da 1ª aparição de Fátima.
"Após termos rezado o terço, Jacinta, Francisco e eu, junto a outras pessoas presentes, vimos, novamente, o reflexo da luz que se aproximava (o que nós chamamos de um clarão) e, em seguida, Nossa Senhora surgiu sobre a azinheira, assim como surgira, no mês anterior (Maio).
- O que a senhora deseja de mim?
- Quero que venhais aqui, tu e os outros, no dia 13 do mês que vem, que rezeis o terço todos os dias, e que aprendais a ler. Depois direi o que quero.
Eu pedi a Nossa Senhora a cura de um doente.
- Se ele se converter, será curado, ao longo deste ano.
- Queria pedir-lhe que nos levasse para o Céu.
- Sim, a Jacinta e a Francisco, levá-los-ei, em breve. Mas tu ficarás aqui por mais algum tempo. Jesus quer servir-se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem abraçar esta devoção, prometo a salvação; e estas almas serão amadas por Deus, como flores postas por Mim, a adornar o seu trono.
- Eu ficarei aqui sozinha? - perguntei com tristeza.
-Não, filha. Tu sofres muito? Não desanimes. Eu jamais te abandonarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.
Ao pronunciar estas últimas palavras, Nossa Senhora abriu as mãos e delas, pela segunda vez, difundiu-se o mesmo reflexo daquela luz, daquela claridade imensa, na qual, conseguimos nos ver, como submersos em Deus.
Jacinta e Francisco pareciam estar na parte da luz que se elevava ao Céu, e eu, na parte da luz que se espalhava sobre a terra. Diante da palma da mão direita de Nossa Senhora, se encontrava um coração rodeado de espinhos, como se em sua mão eles estivessem cravados. Compreendemos que era o Coração Imaculado de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, e que pedia reparação.
Nossa Senhora, como da primeira vez, elevou-se com majestosa serenidade e foi-se distanciando, rumo ao nascente.
Irmã Lúcia de Fátima
Segunda Memória

quinta-feira, 11 de junho de 2009

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO


Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas Chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me separe.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós, para que Vos louve com os Vossos Santos, por todos os séculos.
Ámen

quarta-feira, 3 de junho de 2009

SANTÍSSIMA TRINDADE, glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo !



Ó Trindade eterna, Deidade única!
Essência única em três Pessoas!
Tu és uma vide com três ramos!

Tu fizeste o homem à tua imagem e semelhança,
afim de que, pelos três poderes que ele possui
numa única alma,
levasse a marca da tua Trindade e da tua Unidade.
Por estas três faculdades, ele não apenas
se assemelha a Ti, mas une-se contigo.

Pela memória ele assemelha-se e une-se ao Pai,
a quem é atribuído o Poder.
Pela inteligência, assemelha-se e une-se ao Filho,
a quem se atribui a Sabedoria.
Pela vontade, assemelha-se e une-se ao Espírito Santo,
a quem se atribui a Misericórdia e o Amor do Pai e do Filho.

Santa Catarina de Sena