quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A SIMPLICIDADE DO ROSÁRIO !


Pode parecer curioso que uma oração tão simples como a do Rosário seja associada aos Dominicanos de modo bem particular. Raramente pensamos nos Dominicanos como sendo pessoas simples. Porém, nós lutamos muito para conservar o Rosário. Ele pertence-nos, sem qualquer herança. (...)

Mas por que será que esta oração tão simples é tão preciosa para os Dominicanos? Talvez porque no cerne da nossa tradição teológica, reside uma inspiração que nos leva à simplicidade. São Tomás de Aquino dizia que nós podemos compreender Deus, porque Deus é perfeitamente simples. (...)


Devemos desfazer-nos da falsa simplicidade existente, que provém da mania que algumas pessoas têm, de simplificar factos, tendo sempre respostas para tudo e que pensam tudo saber, antes mesmo de conhecer a realidade. Estas pessoas, ou são muito preguiçosas ou são incapazes de pensar. Mas existe a verdadeira simplicidade, a do coração, a simplicidade dos olhares puros e claros. Nós chegaremos a esta categoria, lentamente, com a graça de Deus, aproximando-nos da ofuscante simplicidade de Deus. O Rosário é simples, de facto, e bem simples. Mas sua simplicidade é dócil, sensata e profunda, como aspiramos, e nela encontraremos a paz.

sábado, 4 de outubro de 2008

OUTUBRO, MÊS DO ROSÁRIO...


A experiência de recitar o Rosário é uma das formas mais antigas da devoção popular à Maria.
Rezar o Rosário, individual ou conjuntamente, não é, porém, apenas uma simples recitação de uma série de orações. É muito mais: é, com Maria, percorrer a história da salvação através dos mistérios da vida de Jesus Cristo.
Contemplar os mistérios da vida de Jesus, é um convite a revivermos, internamente, cada momento que nos é proposto. É relembrar, com a memória, a história; é olhar, com a imaginação, a cena que se passa; é entender, com o sentimento, o chamado que Deus nos faz através daquela reflexão.
No Rosário são rezadas as seguintes orações:
A meditação do Rosário começa com o Sinal da Cruz, evocação da Santíssima Trindade, princípio e fim de nossa fé.
Em seguida, o Credo que nos convida a meditar sobre os principais artigos de nossa fé.
Antes de iniciar os mistérios, temos um conjunto de quatro orações iniciais - um Pai Nosso e três Ave Maria que é um momento de petição e oferecimento da oração do Rosário que está sendo iniciada.
O Rosário é composto por mistérios, organizados conforme a maneira que se propõe a reflexão sobre a história da Salvação. Assim é que teremos cinco mistérios gozosos (ou da alegria), cinco dolorosos, cinco gloriosos e, mais recentemente, os cinco mistérios luminosos.
Cada mistério é iniciado por um Pai Nosso seguido pela recitação de 10 Ave Maria e finalizado com um Glória ao Pai.
Após a meditação dos mistérios, finaliza-se o Rosário com a recitação da Salve Rainha, em louvor à Maria pelas graças concedidas com a oração que termina.
(Fonte:www.amaivos.com.br)