domingo, 6 de julho de 2008

RETIRO DE DOENTES (Dioceses do Porto e Bragança-Miranda)


De 5 a 8 de Junho próximo passado, decorreu no Santuário de Fátima, mais um retiro de doentes, provindos das dioceses do Porto e de Bragança-Miranda, numa iniciativa do Movimento do Movimento da Mensagem de Fátima.

Estiveram presentes, da diocese do Porto os doentes das paróquias de:
Paróquia de S. Lourenço de Ermesinde – 11 (mais as voluntárias);
Paróquia de S. Vicente de Alfena – 7;
Paróquia de S. Pedro da Cova – 7;
Paróquia de Avintes – 9;
Paróquia de Mafamude – 11;
Da diocese de Bragança-Miranda, vieram cerca de 60 doentes.
Deixemo-nos de números e importa falar dos momentos vividos em Fátima.

Recolhemo-nos na Casa de Nossa Senhora das Dores, tão perto da Mãe do Céu, que apesar da nossas dores, quer físicas ou espirituais, fez a nossa alma feliz e a razão de tão bem estar tem a ver com a ventura de termos como orientador do retiro um sacerdote que apesar da sua idade (já não é um jovem), fez-nos sentir a todos e todas jovens e até esquecer as nossas enfermidades tal o carinho e a mensagem que nos transmitia, ajudando-nos na nossa caminhada.
Não esqueço o nome do sacerdote o P. Morgado.
Foram dias de muita vivência espiritual e sentimos uma paz imensa no exercício da Via-sacra (apesar do intenso calor que se fazia sentir).
Todos nós caminhamos ao encontro da Mãe do Céu, Ela que também acompanhou o Seu amado Filho no Caminho da Cruz.
De todos os momentos que vivi (e aqui falo por mim) o que mais me marcou pela grandeza das palavras que nos passaram ou transmitiram foi esse mesmo exercício da Via-Sacra do Senhor.
Fizemos uma visita guiada à Igreja da Santíssima Trindade. Vivenciamos a procissão de velas. Visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima., com explicações pormenorizadas.

Em síntese foram dias de completo bálsamo para a alma e paz para o corpo. Dias cheios de tudo o que uma alma, coração e corpo abalado pela doença necessitam para continuarem a fazer o caminho da vida, num mundo tão agitado que só com Maria, Mãe do Céu é possível ver de modo diferente.

Quero por fim expressar a minha gratidão aos servitas do Santuário de Fátima, voluntários, enfermeiros, por tudo o que ofereceram, de modo especial o carinho e a alegria de viver que nos transmitiram.
De coração um bem-haja a todos.
Que Nossa Senhora do Rosário vos conceda toas as bênçãos.

Ana Veiga
MMF
Ermesinde